O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp está a todo vapor na organização do 70º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), um dos mais tradicionais e importantes eventos da área de linguística no país. A edição deste ano, que acontece de 16 a 19 de julho, reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais da área para quatro dias de debates, apresentações e atividades sobre os mais diversos temas da área.
A programação do seminário inclui 3 conferências, 8 mesas-redondas, 43 simpósios temáticos, 338 comunicações individuais e 107 pôsteres apresentados por alunos de graduação.
Entre os destaques estão conferências sobre o português uruguaio, ministrada pela professora Ana Maria Carvalho, da Universidade do Arizona (Estados Unidos), que produziu um documentário sobre o tema, intitulado Vozes das Margens. Serão realizadas seis sessões de exibição desse documentário.
Outra conferência de destaque tratará das línguas indígenas, tema bastante estudado na Unicamp, uma instituição de ensino pioneira nesse campo no Brasil, explica Livia Oushiro, professora do Departamento de Linguística do IEL e presidente do GEL. Além disso, haverá uma mesa-redonda totalmente em libras sobre línguas de sinais, coordenada pela especialista Angélica Terezinha Carmo Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Temas relevantes e contemporâneos
O seminário do GEL deve dar ênfase a temas contemporâneos e relevantes para a sociedade, como línguas minorizadas, linguagem neutra e o papel da linguagem na educação e na inclusão social. O evento também contará com a exibição do documentário Liberta, que retrata um projeto de leitura realizado em presídios femininos, e com a exposição 55 Anos do GEL, que celebra a história da associação por meio da exibição de documentos, fotos e outros materiais.
O evento incluirá ainda uma mesa-redonda sobre divulgação científica, com a participação de Janaísa Viscardi, conhecida por seu canal no YouTube sobre linguística, e Cecília Farias, que atua no Museu da Língua Portuguesa e comanda um podcast sobre o tema.
Oushiro destaca que o evento não se dirige apenas àqueles pertencentes ao ensino superior. Em outras edições do seminário, estiveram presentes vários professores da rede básica de ensino a fim de se aprimorarem.
“O GEL é uma oportunidade única para professores de diferentes níveis de ensino se atualizarem sobre as mais recentes pesquisas e metodologias na área de linguística, além de oferecer um espaço de troca de experiências e práticas pedagógicas”, afirma.
Segundo a presidente do GEL, no caso dos estudantes de graduação, o evento representa uma oportunidade única de encontrar autores que já estudaram e de ter um primeiro contato com a pesquisa acadêmica. “Participar de um evento dessa magnitude permite aos alunos de graduação ampliar suas redes de contato, conhecer as principais tendências de pesquisa e se inspirar para suas futuras trajetórias acadêmicas e profissionais.”
Apoio de diversas instituições
O seminário do GEL realiza-se com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Cape), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Linguística do IEL, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do IEL, do Fundo de Extensão do IEL, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e do próprio IEL.
Acesse o site para mais informações sobre o seminário do GEL e para realizar sua inscrição.