Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Memorial

Morre o editor do Jornal da Unicamp, Pedro Fávaro Júnior

O jornalista construiu uma sólida carreira em Campinas, Jundiaí e São Paulo; na Unicamp assumiu a editoria da versão impressa do jornal no segundo semestre de 2023

Morreu na noite desta sexta-feira (28) o jornalista e editor do Jornal da Unicamp, Pedro Fávaro Júnior, ou Pedrinho, como era chamado pelos amigos. Ele completaria 71 anos em outubro e lutava contra o câncer. O velório aconteceu na manhã deste sábado (29), na Paróquia São Vicente de Paulo, na Vila Marlene, em Jundiaí, onde morava e onde atuava como diácono. Uma missa de corpo presente foi celebrada pelo bispo de Jundiaí, dom Arnaldo Cavalheiro. O sepultamento se deu no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, no centro da cidade. Pedrinho deixa a mulher, Sônia, e três filhos – Mariana, Tatiana e Pedro.
 
Fávaro construiu uma sólida carreira jornalística em Jundiaí, em Campinas e em São Paulo. Na capital, trabalhou por mais de uma década no Grupo Estado – foi editor da Agência Estado e redator do jornal O Estado de S. Paulo, onde também atuou como repórter e editor.

Em Campinas atuou ainda na reportagem e na edição do jornal Correio Popular. Era conhecido entre os colegas pelo rigor na apuração e pela leveza na escrita. Sua contribuição na Unicamp é mais recente. Somente no segundo semestre de 2023, passou a editar o jornal em sua versão impressa, que havia acabado recentemente de voltar a circular na Universidade.

Paralelamente à carreira jornalística, Fávaro escreveu livros – o último deles, Freguês, lançado no ano passado, contando histórias de pessoas que viviam em situação de rua. “É a história dos invisíveis”, explicava ele. Pedrinho levou essa luta pelos excluídos em sua atuação religiosa.

A filha Tatiana – jornalista como o pai – escreveu uma mensagem nas redes sociais, em que fala sobre a vida de Pedrinho: “Amigos queridos, o pai fez sua passagem na noite desta sexta-feira (28 de junho), do jeito que ele desejou: em casa, cercado de amor”.

“Num dos últimos papos que ele teve comigo, com a Mari e com o Peu, ele pediu: ‘Quando meu Chefe me chamar, eu quero que vocês primeiro rezem, pois dediquei mais da metade da minha vida à minha crença. Depois comam, bebam e cantem. É isso: rezar, comer, beber e cantar – isso que eu quero que vocês façam. Celebrem a vida!’”, relatou a filha.

“Nossa família deixa aqui abraços cheios de gratidão a todos os que estiveram conosco e com o pai durante a jornada pela saúde dele nos últimos quatro anos. Mas mais, muito mais que isso, por todos os que passaram por ele ou tiveram suas vidas atravessadas por sua luz”, finalizou.

A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp lamenta profundamente a morte de Predro Fávaro Jr., para sempre Pedrinho, e deseja conforto aos familiares neste momento de dor.

Ir para o topo