Atualidades

Evento internacional discute ideias para futuro da esquerda mundial

Trata de uma iniciativa da associação Progressive International, da publicação Phenomenal World e do grupo de pesquisa Transforma - Unicamp

A Unicamp reunirá, na quinta-feira (20), no evento Festival de Ideias: Poder e Prosperidade em um Mundo Multipolar, lideranças políticas, ativistas e pesquisadores do Brasil e do mundo para debater sobre o futuro da ordem internacional. Representantes de mais de 20 países, de diferentes áreas do conhecimento, participarão da programação gratuita, a ocorrer das 9h30 às 20h30, no Teatro de Arena e nos auditórios do Instituto de Economia (IE) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Ilustração do evento

Organizado pela associação Progressive International, pela publicação Phenomenal World e pelo grupo de pesquisa Transforma-Unicamp, o Festival de Ideias  visa “promover um grande debate em torno da necessidade de transformação do mundo contemporâneo em suas várias dimensões, com uma perspectiva progressista”, afirmou o professor do IE, organizador do evento e pesquisador líder do Transforma-Unicamp, Pedro Linhares Rossi. Segundo ele, a ideia é pensar a integração internacional de outra maneira, considerando o internacionalismo e a multipolaridade como fundamentais em um mundo em que há “forças emergentes, um Sul Global cada vez mais representativo”.

As discussões abrangem temas como a transformação ecológica, o neoliberalismo, a questão da Palestina, a renda básica universal, o poder dos trabalhadores, a hierarquia monetária internacional e a crise climática. Entre os convidados estão Jodi Dean (professora norte-americana da Hobart and William Smith Colleges em Nova York), Raj Patel (professor e pesquisador britânico da Universidade do Texas em Austin), André Arauz (economista e político equatoriano), Alberto Garzón (economista e ex-ministro de Estado da Espanha), Karol Cariola (proveniente do movimento estudantil, Cariola é a atual presidente da Câmara dos Deputados do Chile) e Vincent Bevins (jornalista norte-americano), entre outros.

Entre os palestrantes brasileiros, há nomes ligados ao mundo da política e ao governo federal como Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Eduardo Suplicy, Pedro Tourinho, Dandara Tonantzin, Guilherme Mello, Carlos Gadelha e Letícia Bartholo.

Para Patel, “o grande valor desse festival é sua capacidade de aprimorar não somente nossas ideias, mas também nossas práticas coletivas para o enfrentamento da crise capitalista, explorando o mundo que construiremos depois do capitalismo”.

Em sua fala, Dean deve argumentar que o capitalismo neoliberal está se metamorfoseando em uma espécie de neofeudalismo.  “A acumulação acontece por meio do rentismo e da tomada direta [de bens] e não por meio de uma produção orientada para o lucro. Uma forma de revidar é organizar os trabalhadores prestadores de serviços como vanguarda na luta por serviços básicos universais”.

O evento disponibilizará transporte gratuito entre São Paulo e Campinas para os interessados em participar.

Confira a programação completa e inscrições.