Atualidades

Unicamp ocupa o segundo lugar no Brasil de acordo com o ranking THE Impact 2024

A pontuação geral foi de 78,4 (de um máximo de 100); a avaliação contempla universidades de todo o mundo quanto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Unicamp está entre as posições 301-400 no Ranking THE Impact 2024, que avalia o impacto de universidades de todo o mundo quanto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A pontuação geral da instituição foi de 78,4 (de um máximo de 100), de acordo com a consultoria britânica Times Higher Education, responsável pela elaboração do ranking. Os dados vieram a público nesta quarta-feira (12).

Diferente dos rankings tradicionais, que buscam sobretudo avaliar a pesquisa e a reputação das universidades, o THE Impact Ranking busca medir o impacto das atividades dessas instituições em áreas como sustentabilidade, igualdade de gênero, ação climática, saúde e bem-estar e as parcerias firmadas para promover o desenvolvimento.

De acordo com o novo ranking, a Unicamp está em segundo lugar no Brasil, junto com outras seis universidades (as federais de Itajubá, Pará e Santa Maria, as estaduais de Londrina e do Paraná e a Universidade Estadual Paulista).

Em relação à América Latina, ela ficou na quarta posição junto com outras dez instituições. Na primeira e segunda posições aparecem duas universidades do México: Universidade Nacional Autônoma do México e Instituto Tecnológico Monterrey.

Dentre os 17 objetivos, a nota mais alta da Unicamp é a referente ao ODS 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura, com pontuação de 95,9 (Foto: Antonio Scarpinetti)

No mundo, as instituições de maior impacto avaliadas pelo ranking 2024 foram a Western Sydney University (Austrália), a Universidade de Manchester (Reino Unido) e a Universidade da Tasmânia (Austrália). No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição nacional e está entre as 200 de maior impacto no cenário mundial.

Apesar da boa pontuação, a Universidade registrou uma queda na sua posição geral em relação ao ranking anterior, quando havia alcançado o intervalo 201-300.

De acordo com Renato de Castro Garcia, docente assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, a ampliação no número de instituições avaliadas influiu na mudança de posição. “Como vem acontecendo em diversos rankings universitários, a quantidade de universidades participantes cresceu de modo significativo. Em 2024, 1.963 universidades de todo o mundo prestaram informações ao THE e foram ranqueadas, contra 1.705 universidades em 2023.”

Notas mais altas

Dentre os 17 objetivos, a nota mais alta da Unicamp é a referente ao ODS 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura, com pontuação de 95,9. Nesse quesito, avalia-se o papel da instituição na promoção dos interesses e no atendimento das necessidades da indústria.

Em seguida está a nota do ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, somando 73,6. O foco desse objetivo é a promoção do crescimento econômico de maneira inclusiva e sustentável, do emprego pleno e produtivo e do trabalho digno para todos.

O assessor docente da PRDU Renato de Castro Garcia: ampliação no número de instituições avaliadas influiu na mudança de posição

Maior crescimento

A Universidade viu aumentar sua pontuação em 9 dos 17 objetivos. O destaque é a referente ao ODS 13, Ação contra a Mudança Global do Clima, cujo aumento foi de 27% em relação a 2023, passando de 39,5 pontos para 50,3. Esse objetivo busca principalmente a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos.

A nota referente ao ODS 1, Erradicação da Pobreza, também registrou um crescimento significativo se comparada à do ano anterior: de 59,1 pontos para 72,8, o que representa um aumento de 23%.

Com o mesmo percentual de crescimento, a nota do ODS 6, Água Potável e Saneamento, mereceu destaque. Esse objetivo destina-se a garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos. A Unicamp passou de 59 pontos em 2023 para 72,3 este ano.

As outras notas da Unicamp que cresceram referem-se aos objetivos Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução da Desigualdades; e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Metodologia

As métricas do THE estão organizadas ao redor dos 17 ODS. As universidades participantes precisam enviar dados e informações qualitativas e práticas sobre as políticas da Universidade referentes a ao menos quatro desses objetivos, sendo um deles obrigatoriamente o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implantação).

A classificação final considera a pontuação da universidade em seus três ODS mais fortes, além do ODS 17. A pontuação geral da universidade é obtida somando-se o desempenho no ODS 17 (que tem peso de 22% do total) às notas mais altas de outros três ODS sobre os quais a universidade forneceu dados (cada um com peso de 26% da pontuação total).

A partir de 2024, o THE Impact Ranking passou a adotar a pontuação média dos últimos dois anos para compor a pontuação do ranking geral, em uma tentativa de diminuir a volatilidade dos resultados.

Acesse aqui os resultados: https://www.timeshighereducation.com/impactrankings.

Unicamp é primeira colocada do país em ações para o crescimento econômico e trabalho decente, segundo ranking THE Impact

Unicamp é a 232ª melhor universidade do mundo, segundo ranking QS WUR 2025