Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Inovação

Tese defendida no IFGW ganha Grande Prêmio Capes 2023

Sérgio Luiz Novi Junior foi contemplado na categoria de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar com a pesquisa Investigation of functional neuroplasticity in the human brain with near-infrared spectroscopy

Sérgio Luiz Novi Junior ganhou o Grande Prêmio Capes 2023 no Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar com a pesquisa “Investigation of functional neuroplasticity in the human brain with near-infrared spectroscopy”. A tese, defendida em 2022, junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da Unicamp, teve como orientador o professor Rickson Coelho Mesquita. A solenidade de entrega do prêmio acontece no dia 14 de dezembro, em Brasília.  

Os outros dois ganhadores do prêmio são Juliano Franco de Moraes, no Colégio de Ciências da Vida, e Igor Morais Mariano Rodrigues, no Colégio de Humanidades. As três pesquisas vencedoras foram selecionadas entre os 49 autores de trabalhos escolhidos anteriormente, em uma primeira etapa da premiação. 

Cada vencedor do Grande Prêmio recebe da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) uma bolsa para estágio pós-doutoral em uma instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber R$ 9 mil para participar de congresso internacional e um certificado a ser entregue também aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual a tese foi defendida.

A Fundação Carlos Chagas, a organização sem fins lucrativos Dimensions Sciences (EUA), o Instituto Serrapilheira e o Itaú fazem parceria com a Capes na premiação. Essas instituições oferecerão prêmios adicionais.

Leia matéria sobre a pesquisa premiada publicada no Jornal da Unicamp: 

Uma luz sobre os enigmas do cérebro

Ir para o topo