
Editora da Unicamp amplia oferta de livros digitais
Até o fim do ano, projeto almeja disponibilizar cerca de 40% do catálogo no formato e-book

A Editora da Unicamp possui aproximadamente 750 livros em seu catálogo. A maioria das obras é oferecida em formato impresso. Porém, até o fim de 2025, em meio a um projeto de digitalização dos livros, estima-se que cerca de 40% do catálogo estará disponibilizado também no formato digital. Esse esforço visa ofertar diferentes opções de leitura ao público, que vem ampliando o consumo de e-books nos últimos anos.
“O nosso interesse é o incremento da leitura no Brasil”, resume a diretora da editora, professora Edwiges Morato. As razões para iniciar o projeto, diz, levam em consideração a missão de difusão do conhecimento bem como o panorama socioeconômico do país, as tendências de mercado e os índices de leitura e de acesso a livros.
Morato lembra que, em 2024, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou que mais da metade da população do país não lê e que o hábito vem perdendo adeptos — quase 7 milhões de brasileiros deixaram de ler nos últimos quatro anos. “O incentivo à leitura é o nosso intento maior em meio a um cenário preocupante com relação às práticas de leitura no Brasil.”
Por outro lado, o consumo do livro digital, observa, vem crescendo nos últimos anos. Dentre os benefícios desse formato estão a facilidade de transporte, a possibilidade de escolher o tamanho da fonte do texto, os recursos de acessibilidade e a interatividade.
Ainda que passe também por um processo de editoração, o que envolve em muitos casos a inserção de recursos como arquivos de áudio e imagem, o livro digital custa em média 30% menos que o impresso.
Diversidade na oferta
A Editora da Unicamp já publicava livros digitais, como os que integram o programa de acesso aberto, mas a oferta de e-books ganhou fôlego a partir da aprovação do projeto de conversão de parte do seu catálogo em ePub (formato específico para livros digitais, livre e aberto) no último Planejamento Estratégico (Planes), o qual traça os objetivos da Universidade periodicamente. “A partir daí nós pudemos abranger de uma maneira maior todas as áreas do nosso catálogo”, afirma Morato.
Além de tornar possível a proteção de conteúdo, “o formato ePub oferece uma leitura mais confortável e flexível, principalmente para dispositivos móveis, como tablets e celulares. Esse é um padrão que permite ao leitor adaptar o texto ao tamanho da tela, o que é essencial para a acessibilidade e funcionalidade do conteúdo”, destaca Jacion Sabino, do Departamento de Vendas e Distribuição da editora.
Sabino lembra que há um crescimento gradual da venda de títulos em ePub no país. “Embora o mercado de livros físicos ainda seja predominante no Brasil, há uma procura crescente por versões digitais, especialmente por parte de leitores jovens, pesquisadores e bibliotecas.”
O funcionário da editora destaca que, mesmo sendo recente a ampliação dos títulos em formato digital, a oferta já se reflete nas vendas. Entre 2020 e 2024, o percentual dos livros digitais vendidos em relação ao total oscilava entre 2% e 3%. Em 2025, o percentual subiu para 4%.
Outro ponto levantado por Sabino em relação às vantagens da ampliação de títulos em formato digital é uma internacionalização potencialmente maior da produção da editora, já que o leitor pode comprar e acessar o livro de qualquer local do mundo. “Isso é fundamental para a circulação dos livros da Unicamp e para a valorização científica e cultural brasileira no exterior.”
Luana de Oliveira, responsável pelo Departamento de Marketing e Divulgação da Editora da Unicamp, também aponta alguns dos benefícios da diversidade na oferta dos livros. “A ampliação desse catálogo é muito boa. Hoje eu consigo expor o nosso catálogo com o diferencial de dizer que temos duas opções e que, de acordo com a sua rotina e a sua atividade, você pode optar pelo formato mais benéfico para você.”



Editoras universitárias
Rubens Nery, secretário da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), afirma que, após a pandemia, ocorreu um aumento da oferta de livros digitais por parte das editoras universitárias no Brasil. Entre 2020 e 2021, aumentou em 81% o consumo de publicações nesse formato, com um salto de 4,7 milhões para 8,7 milhões de vendas no período, segundo dados levantados pela agência de pesquisa de mercado Nielsen para a Câmara Brasileira do Livro e para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
A Abeu, conta Nery, realizou uma pesquisa para saber mais sobre a oferta dos e-books entre essas editoras. Os dados referem-se aos anos de 2021, 2022 e 2023 e mostram que houve um aumento na porcentagem de editoras que publicam livros digitais (de 93,9% em 2021 para 98,9% em 2023) e um aumento na quantidade de obras publicadas (de 9.818 em 2021 para 17.283 em 2023). Dos títulos publicados em e-book, no mesmo período, a parcela de obras com acesso aberto saltou de 64,2% para 79,1%.
E-books disponibilizados
A conversão de livros impressos em livros digitais bem como a produção de livros apenas no formato digital ficam a cargo de uma empresa especializada, que trabalha sob a supervisão de uma equipe da editora.
Até o fim de julho, integravam o catálogo da Editora da Unicamp 139 ePubs, incluindo o livro Manual de nutrição nos erros inatos do metabolismo, de Luana da Silva Baptista Arpini, que entrou para a lista de finalistas do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico deste ano.
Para conhecer os títulos disponíveis nesse formato, acesse a aba “Livros Digitais” no site www.editoraunicamp.com.br.