
Deficiência visual em cena
Obra aborda grupos teatrais brasileiros formados por artistas cegos e com baixa visão
Deficiência visual em cena
Obra aborda grupos teatrais brasileiros formados por artistas cegos e com baixa visão

A questão do acesso à cultura por pessoas com deficiência vem ganhando cada vez mais espaço no debate público, o que fomenta questões teóricas nos âmbitos da diversidade, da inclusão, da estética e da política. O livro Teatros e Artistas com Deficiência Visual aborda esse assunto por meio da análise do processo criativo de 13 grupos teatrais brasileiros que colocam a deficiência visual em seu centro. O autor da obra, Lucas de Almeida Pinheiro, repensa o papel da visualidade no teatro e os desdobramentos teóricos do capacitismo em cena.
Pinheiro, graduado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em artes da cena pela Unicamp e docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua, no momento, como diretor, professor e pesquisador da área de poéticas e linguagens da cena, com foco nas relações entre cena-deficiência-criação. Na entrevista a seguir, o autor detalha como transcorreu o processo de pesquisa e produção da obra e destaca a sua importância para o estudo das artes cênicas.
Jornal da Unicamp – A obra é resultado das suas pesquisas e experiências profissionais. Como se deu a motivação e quais os desafios para transformá-las em livro?
Lucas de Almeida Pinheiro – A motivação para esse livro surgiu do meu contato com pessoas cegas que, enquanto espectadoras, relatavam as dificuldades de acesso ao teatro. Suas experiências evidenciavam que o teatro, como prática artística e cultural, ainda se estruturava e se estrutura de maneira excludente, sem considerar outros modos de fruição que não o olhar – salvo poucas exceções, como algumas abordadas no livro, ou quando a audiodescrição está presente na encenação. Os desafios para transformar essa pesquisa em livro foram múltiplos. Além da própria sistematização do material coletado, foi necessário articular perspectivas teóricas e experiências concretas de modo a evidenciar os processos criativos gestados, com e para pessoas cegas e com baixa visão, que questionam o visuocentrismo arraigado na tradição teatral.
JU – Como se deu a escolha dos grupos teatrais abordados na obra?
Lucas de Almeida Pinheiro – A escolha dos grupos abordados deu-se, inicialmente, pela proximidade geográfica, com a intenção de acompanhar presencialmente novos processos criativos gestados por esses coletivos. No entanto a pandemia de covid-19 impediu esse acompanhamento presencial e, ao mesmo tempo, possibilitou a ampliação do escopo da pesquisa. Dessa forma, a pesquisa passou a abarcar grupos de diferentes regiões do Brasil que, em suas proposições cênicas, já promoviam outros modos de criação e fruição teatral. Por serem gestados incluindo artistas com deficiência visual, esses processos desestabilizam a centralidade da visão no teatro e apontam para a construção de poéticas que deslocam o olhar como principal via da percepção cênica. A escolha desses grupos deu-se, portanto, pelo interesse em compreender como suas práticas questionam paradigmas estéticos e institucionais, abrindo caminhos para uma cena mais acessível e plural.
JU – Como é a recepção da proposta no meio acadêmico? Qual a contribuição do livro para o estudo das artes cênicas?
Lucas de Almeida Pinheiro – A recepção tem sido bastante interessante e surpreendente. As poéticas, seus conhecimentos e suas provocações estéticas ainda são recentes no campo teatral. Não por falta de vontade de artistas com deficiência, mas por falta de abertura das próprias pessoas sem deficiência para compreendê-las também como artistas. Por falta de oportunidades. São artistas que, por serem historicamente desconsiderados e excluídos da criação cênica, propõem não apenas novas poéticas, mas também tensionam o que entendemos por teatro, cena e espectatorialidade. Essas pessoas propõem outras formas de estar em cena e de se relacionar com o teatro. Além disso, a obra colabora para que o ensino e a pesquisa em teatro avancem na desconstrução de barreiras históricas e epistemológicas que, por muito tempo, limitaram a participação de pessoas cegas na cena artística.
JU – Para além do campo teatral, quais outras áreas podem se interessar pelo conteúdo apresentado nessa obra?
Lucas de Almeida Pinheiro – O conteúdo da obra dialoga com diversas áreas além das artes cênicas, sobretudo com aquelas que se dedicam a questões de acessibilidade, inclusão, educação e estudos sobre a deficiência. No campo da educação, por exemplo, a pesquisa contribui para reflexões sobre metodologias pedagógicas mais sensíveis à diversidade sensorial, questionando práticas convencionais e propondo caminhos que valorizem diferentes formas de percepção e aprendizagem. Os estudos sobre a deficiência também encontram na obra um material relevante para pensar as relações entre corpo, estética e política, considerando como os processos criativos desenvolvidos por artistas cegos e com baixa visão desafiam não apenas o campo teatral, mas estruturas sociais e epistemológicas que historicamente marginalizaram esses corpos. Além disso, o livro pode interessar a pesquisadores da comunicação e das ciências sociais, pois trata de modos de fruição artística que deslocam o foco do olhar como principal via de acesso ao teatro. Essas discussões repercutem em debates sobre políticas culturais, direito à arte e formas de democratização da experiência estética.


Título: Teatros e Artistas com Deficiência Visual
Autor: Lucas de Almeida Pinheiro
Edição: 1ª
Ano: 2024
Páginas: 288
Dimensões: 23 cm x 16 cm
