Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Um mosaico de vozes e perspectivas

Local de prova usado para o Vestibular Indígena 2024
Local de prova usado para o Vestibular Indígena 2024

Novo volume da série de livros Redações do Vestibular Unicamp valoriza a riqueza e a originalidade da escrita dos jovens autores

Fruto de uma parceria entre a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e a Editora da Unicamp, o novo livro da série Redações do Vestibular Unicamp reúne, no total, 36 textos referentes ao Vestibular Unicamp e ao Vestibular Indígena.

Chamada neste ano Redações 2024: Vestibular Unicamp – Vestibular Indígena, a obra, editada anualmente, concentrou-se em reafirmar a necessidade da leitura criteriosa dos textos que acompanham as propostas de redação, sem, porém, que o vestibulando abra mão de seu estilo próprio. Na entrevista concedida por escrito ao Jornal da Unicamp, Márcia Mendonça (coordenadora acadêmica da Comvest) e Luciana Quitzau (coordenadora da Comissão de Seleção das Redações) explicam os pressupostos por trás da redação da Unicamp e a importância dessa série, principalmente no contexto da diversidade étnica brasileira.

Jornal da Unicamp – Como se deu a escolha dos temas das redações do Vestibular 2024?

Márcia Mendonça e Luciana Quitzau – As propostas de redação do Vestibular Unicamp tratam de questões da atualidade, de relevância social e amplamente debatidas. Cada proposta apresenta um recorte de um tema mais geral sobre o qual o candidato precisa se manifestar por escrito, de acordo com as instruções do enunciado. Há sempre uma preocupação em não repetir temas ao longo dos anos e de propor reflexões que sejam adequadas ao público do Vestibular.

JU – Qual é a importância dessa obra para os professores do ensino médio e para os vestibulandos interessados no Vestibular Unicamp?

Márcia Mendonça e Luciana Quitzau – O livro Redações 2024: Vestibular Unicamp -Vestibular Indígena apresenta textos que foram bem avaliados, mas que não devem ser tomados como exemplos a serem seguidos irrestritamente. Os textos selecionados mostram que, na verdade, há diversas formas de se fazer um bom texto no Vestibular Unicamp. O livro permite que tanto professores quanto candidatos acessem redações bastante diversificadas, com estilos variados e que apresentam estratégias únicas para a produção de bons textos. Todas elas, contudo, partem de um ponto em comum: a leitura criteriosa tanto dos enunciados quanto dos textos que acompanham as propostas.

JU – Na edição deste ano, é notável o destaque dado à importância da leitura para uma boa escrita. Nesse sentido, quais práticas devem ser adotadas pelos candidatos a fim de terem êxito em suas redações?

Márcia Mendonça e Luciana Quitzau – A avaliação da leitura sempre foi um diferencial do Vestibular Unicamp desde a sua primeira edição, que selecionou os ingressantes de 1987. Muitos exames ainda hoje se pautam apenas pela avaliação da escrita, em especial pela avaliação do uso da norma culta. É importante ressaltar que todas as práticas de leitura de um candidato ao longo de sua formação escolar contribuem para a construção de suas habilidades de leitura. Ao ter contato com mapas, gráficos, relatórios, documentos históricos, textos literários, textos jornalísticos, entre outros gêneros, em todas as disciplinas escolares e no seu dia a dia como leitor, o candidato está se preparando para a prova de redação do Vestibular Unicamp. Talvez ele apenas não esteja fazendo isso de forma consciente. Para “ler melhor”, é necessário não apenas decodificar as palavras a fim de construir sentidos, mas entender quem são os interlocutores envolvidos naquela situação retratada no texto, em que ambiente ele circula, que ideias apresenta, com quais outras ideias elas se conectam… Ler o que está na superfície textual e o que está nas entrelinhas é uma habilidade desenvolvida ao longo de toda a formação do candidato. Além disso, é importante compreender que os textos materializam visões de mundo, perspectivas, pontos de vista produzidos nas diversas esferas de interação humanas, em gêneros variados.

JU – Qual é a importância da publicação dos livros Redações do Vestibular Unicamp ao longo de todos estes anos?

Márcia Mendonça e Luciana Quitzau – Além de ser uma publicação importante para a divulgação da prova da Unicamp, a série Redações do Vestibular Unicamp mostra ao público que é possível desenvolver discussões relevantes em uma situação de exame quando as propostas oferecidas fomentam a reflexão sobre temas de interesse público. Os candidatos cujas redações são publicadas no livro deixam o anonimato e tornam-se autores de textos agora assinados por eles, que vão atingir novos leitores, em um contexto mais amplo do que o do Vestibular. Seus textos vão inspirar outros candidatos, mostrando ser possível ter um bom desempenho na prova sem perder seu estilo de escrita, desde que você seja um leitor atento e crítico.

Um dos papéis importantes assumidos pela série a partir de 2023 foi tornar públicos os textos dos candidatos do Vestibular Indígena, divulgando o que pensam os representantes de várias etnias a respeito de sua própria realidade, às vezes tão desconhecida por grande parte da população brasileira. Em janeiro deste ano, a Comvest realizou uma cerimônia de lançamento do livro Redações 2024 em São Gabriel da Cachoeira, município do Estado do Amazonas constituído por 23 povos indígenas. O evento contou com a presença de candidatos, alunos da Universidade e professores da comunidade. Segundo o relatado por alguns desses professores, a publicação será bastante importante na preparação dos futuros candidatos, já que, pela primeira vez, eles terão acesso a propostas de redação que se aproximam da realidade vivenciada pelas comunidades e a textos produzidos por outros candidatos indígenas.


Redações 2024: Vestibular Unicamp-Vestibular Indígena

Título: Redações 2024: Vestibular Unicamp-Vestibular Indígena
Organização: Comvest
ISBN: 9788526816367
Ano: 2024
Páginas: 160
Dimensões: 14 cm x 21 cm

livros2
Ir para o topo