A professora Néri de Barros Almeida, coordenadora da Coleção Estudos Medievais: revisão da historiografia e de dossiês documentais

Uma nova história da Idade Média

Livro expande a compreensão acerca dos intercâmbios entre a Europa Ocidental, a Europa Oriental e o Oriente Médio

O livro Impérios e Trocas na Antiguidade Tardia Eurasiática: Roma, China, Irã e a estepe por volta de 250-750, organizado por Nicola Di Cosmo e Michael Maas, reúne artigos de diferentes pesquisadores e autores do mundo todo. Di Cosmo é professor na Fundação Henry Luce de Estudos do Leste Asiático no Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Maas dá aula de história pela cátedra William Gaines Twyman na Rice University (Estados Unidos), ocupando o cargo de diretor do programa de Estudos sobre Antigas Civilizações Mediterrâneas.

A obra abrange o período que vai do início do século III até meados do século VIII e trata dos povos que habitavam da Europa Oriental à China, vendo-os como parte de uma rede de conexões de natureza múltipla e cambiante. Impérios e Trocas na Antiguidade Tardia Eurasiática, nesse sentido, oferece novas perspectivas acerca da disposição e do funcionamento das rotas e da constituição geográfica de civilizações como a persa, a romana e a chinesa. O livro apresenta, principalmente, as maneiras como, ao contrário do que se imaginava, esses impérios mantiveram contato uns com os outros, de forma constante.

A obra é uma importante adição à Coleção Estudos Medievais, da Editora da Unicamp, coordenada por Néri de Barros Almeida, professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Na entrevista a seguir, a pesquisadora trata das contribuições e do futuro da coleção, bem como do papel da obra de Di Cosmo e Maas dentro desse conjunto.

Jornal da Unicamp – Como a Coleção Estudos Medievais contribui para novas formas de pensar a Idade Média?
Néri de Barros Almeida – A coleção divulga pesquisas que tiveram impacto na atualização da abordagem de temas canônicos dos estudos medievais (cruzadas, heresias, feudalismo etc). As obras são, de modo geral, teses que fazem uma revisão aprofundada da historiografia e de dossiês documentais ou que propõem uma mudança de abordagem pela inclusão de temas, conceitos e problemas.

JU – Quais contribuições o livro Impérios e Trocas na Antiguidade Tardia Eurasiática traz para a coleção?
Néri de Barros Almeida – Desde sua origem, a coleção pretende repercutir grandes novidades trazidas por pesquisas de erudição sólida. Coerentes com essa perspectiva, trazemos uma obra que trata das relações entre povos com formas de organização, história e cultura muito diferentes e como elas se estruturam em uma comunidade eficiente de trocas. Os historiadores medievalistas da Unicamp, por exemplo, participam de uma rede internacional coordenada por Marcelo Cândido da Silva, da USP [Universidade de São Paulo], em que uma centena de pesquisadores analisam elementos documentais e discutem recursos teóricos para a inclusão do Mediterrâneo na perspectiva dos estudos medievais.

JU – E o que o livro traz de novidade para os estudiosos da área?
Néri de Barros Almeida – Esse livro inclui o Oriente Médio e o Extremo Oriente na perspectiva que temos da história do início da Idade Média. A história da Idade Média tem sido fundamentalmente encarada como a história pré-moderna da Europa Ocidental. Embora, nas últimas três décadas, a ideia de Idade Média tenha sido estendida para a compreensão de partes cada vez mais amplas da Europa Oriental, ao incluir os territórios mencionados, o livro rompe com a perspectiva tradicional de forma mais radical. É preciso esclarecer que não se trata de estender o conceito de Idade Média a novos territórios, mas de documentar e de compreender as relações que existiram entre essas partes do mundo e que foram desconsideradas pelas problemáticas até há pouco hegemônicas na historiografia.

JU – Qual a próxima publicação da coleção?
Néri de Barros Almeida – Temos em fase de produção um livro de André Miatello, professor da Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG]. Será a primeira obra da coleção escrita no Brasil e esperamos ter muitas outras. O livro traz uma abordagem original sobre a Igreja durante a Idade Média, renovando a perspectiva histórica a respeito de uma instituição fortemente presente em todas as esferas da vida durante o período. Repensar a Igreja obriga-nos a repensar a Idade Média. Esse é o tipo de impacto que buscamos na coleção: oferecer recursos para uma reflexão profunda e bem documentada sobre um período que, embora se situe em continuidade geográfica e temporal com a modernidade europeia, se relaciona com esta de forma paradoxal, ora afirmativamente, ora negativamente. Temos muito a aprender sobre nós mesmos com a ampliação do conhecimento sobre esse passado distante que, às vezes, emerge em nosso cotidiano como portador de valor ou como objeto de ressignificação.

Título: Impérios e trocas na Antiguidade Tardia Eurasiática
Autor: Nicola Di Cosmo, Michael Maas