Contragolpes
A Unicamp sempre cumpriu seu papel de analisar a quente, como lugar privilegiado, os fatos que mudam a história do país. Em um esforço coletivo, retratado neste especial, a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Universidade mostra com clareza as conexões entre o passado – o golpe que completa 60 anos – e o período obscurantista vivido durante o governo bolsonarista, que deixou perplexos os defensores da liberdade e da democracia.
Em 1964, as Forças Armadas, com o apoio de uma elite alimentada pelo imaginário da Guerra Fria, acabaram por perpetrar o golpe que inaugurou os “anos de chumbo”. Um tempo de perseguição, exílios, prisões, tortura e assassinatos. Os tentáculos da ditadura alcançaram políticos, sindicalistas, artistas, cientistas, educadores e todas as minorias que ousassem o contradito. A ideia dos golpistas e seus simpatizantes sempre foi a de eliminar os diferentes, os adversários.
Na economia, vicejou o “milagre”, projeto que não contemplava políticas públicas de distribuição de renda nem o desenvolvimento social. O resultado: a crise dos anos 1980 – a “década perdida” –, que culminou com o fim do governo militar, em 1985, e a Constituição Cidadã, de 1988, deixando efeitos sentidos até hoje nos diferentes estratos da sociedade brasileira.
O compêndio de reportagens e produções audiovisuais aqui publicado conecta – reitere-se – o golpe sexagenário com a política de terra arrasada que ganhou corpo e espírito no governo bolsonarista. O material tem como objetivo ser antídoto contra tudo que ponha em risco o Estado Democrático de Direito e também funcionar como vacina contra o negacionismo, a mentira, o ódio e a violência. Ao reuni-lo neste especial, a SEC pretende estimular e perpetuar a luta daqueles que, como valor ético, defendem a liberdade, a justiça e a paz. Bom proveito!
Pedro Fávaro Jr.
Editor do Jornal da Unicamp
Expediente Especial Golpe, 60
Edição: Álvaro Kassab, Pedro Fávaro Jr.
Pauta: Rachel Bueno
Reportagem: Adriana Vilar de Menezes, Felipe Mateus, Hebe Rios, Liana Coll, Mariana Garcia, Marta Avancini, Paula Penedo, Pedro Fávaro Jr., Tote Nunes
Copidesque e revisão: Rodrigo Campos Castro
Fotografia: Antoninho Perri, Antonio Scarpinetti e Felipe Bezerra
Ilustrações e curadoria de artes visuais: Rafaela Repasch
Coordenação de audiovisual: Patrícia Lauretti
Artes e edição de vídeo: Diohny Correa Andrade e Kleber Casabllanca
Sonorização: Kleber Casabllanca
Cinegrafistas: Alvaro Godoi, Diohny Correa Andrade, João Ricardo-Boi, Kleber Casabllanca e Marcos Botelho Jr.
Legendas: Diohny Correa Andrade, Felipe Menani, Kleber Casabllanca
Edição de áudio: Octávio Augusto Bueno da Fonseca da Silva
Coordenação de TI: Laura de Carvalho Freitas Rodrigues
Web design: Renan Garcia, Desyree Anny Pap
Web design Detic: Lucas França Minatel, Victor Eduardo de Assis, Wanderson Ricardo da Silva (DGRH)
Tratamento de imagens: Alex Calixto de Matos, Paulo Cavalheri
Pesquisa: Maria Cristina Ferraz de Toledo
Coordenação: Álvaro Kassab, Christiane Neme Campos, Laura de Carvalho Freitas Rodrigues