Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Analisa

O que explica a paralisia da ONU, OMC e OMS?

A crise dos organismos internacionais foi discutida pela pesquisadora e professora colaboradora Neusa Maria Pereira Bojikian, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A crise dos organismos internacionais foi o tema deste programa Analisa. A Organização Mundial do Comércio (OMC) está com o órgão de apelação paralisado desde 2019, quando os Estados Unidos bloquearam a nomeação de novos juízes.

Já a Organização das Nações Unidas (ONU) vem sendo criticada pela ineficiência na resolução de conflitos internacionais, como o da Ucrânia e o da Palestina.

A entrevistada do programa foi a pesquisadora e professora colaboradora Neusa Maria Pereira Bojikian, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

“A ONU não deu conta de solucionar os conflitos internacionais. Por exemplo, o conflito em Ruanda na década de 1990, foi um genocídio. Em 100 dias, 800 mil pessoas foram mortas numa guerra civil. Na questão de Gaza, a ONU nunca conseguiu resolver”, criticou Bojikian.

Ficha técnica
Produção e apresentação: Silvio Anunciação
Direção de imagens: João Ricardo – Boi
Imagens: Bruno Piato
Edição: Kleber Casabllanca
Capa: Alex Calixto
Foto: Lucio Camargo
Coordenação: Patrícia Lauretti

Ir para o topo