Abril é o mês de combate à hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. A hipertensão atinge 35% da população brasileira e é responsável por até 80% dos casos de derrame cerebral e por 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.
Por isso, o podcast Ressonância convidou o médico cardiologista e especialista em hipertensão arterial Wilson Nadruz Júnior para falar sobre diagnóstico, tratamento e novos medicamentos para pressão alta e, também, para esclarecer dúvidas da população.
“O coração é uma bomba. Para fazer o sangue chegar pelas artérias até os demais órgãos do corpo, ele precisa fazer uma pressão. Em algumas pessoas, essa pressão é mais elevada do que deveria, e isso pode levar a uma série de danos a diversos órgãos de nosso corpo”, explica Nadruz.
De acordo com o especialista do HC da Unicamp, a hipertensão é uma doença silenciosa e traiçoeira, que não dá sinais. Ter parentes em primeiro grau que tenham hipertensão, obesidade, consumo excessivo de sal e álcool, sedentarismo e estresse são fatores que aumentam o risco para a hipertensão.
“Se a pressão estiver por dois dias distintos acima de 14×9, essa pessoa poderá ter pressão alta. Mas o diagnóstico deve ser feito em consultório médico ou nas Unidades Básicas de Saúde”, recomenda Nadruz.
Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros.