O programa Analisa discute os hábitos de leitura do brasileiro com a professora Ana Lúcia Guedes Pinto, do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação (FE), e com Lúcia Granja, docente do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).
A sexta edição da pesquisa Retratos de Leituras do Brasil, realizada recentemente pelo Instituto Pró-Livro, apontou que na população brasileira, pela primeira vez desde 2007, a proporção de não leitores é maior que a de leitores.
Para a professora Guedes Pinto, o levantamento surpreende “porque não era esse o quadro que gostaríamos de ver”. Granja ressaltou, por outro lado, a importância da distribuição de livros nas escolas. “No Brasil, o livro acaba sendo um produto caro. Portanto, nós precisamos da intervenção do Estado.”
Sobre o prazer pela leitura, as entrevistadas lembraram do ensinamento da professora da Unicamp Marisa Lajolo sobre ser possível aprender esse gosto pela leitura. “E, se a gente aprende, é possível ensinar. Portanto, esse é um gosto que a escola ensina. E ela ensina bem”, afirma Guedes Pinto.
A Pesquisa Retratos do Brasil foi realizada com 5.504 pessoas de 208 municípios. Os dados podem ser acessados neste link.
O Analisa também está disponível no Eduplay e nas principais plataformas de Podcast.
Ficha técnica
Produção e apresentação: Silvio Anunciação
Imagens: Marcos Botelho Jr.
Direção de imagens: João Ricardo – Boi
Fotografia: Antoninho Perri
Edição: Diohny Andrade
Edição de capa: Alex Calixto
Apoio: Ronei Thezolin e Felipe Mateus
Coordenação: Patrícia Lauretti