Rosaly Lopes é uma cientista brasileira que atua há três décadas na Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Geóloga planetária, Lopes concluiu uma temporada como cientista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Durante seis meses, a cientista ministrou palestras e oficinas a estudantes e pesquisadores da Universidade. Como vice-diretora de ciências planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), Lopes supervisiona as missões planetárias da Nasa. A pesquisadora brasileira fez parte da equipe científica da missão “Galileu a Júpiter” e “Cassini a Saturno”, que terminou em 2017.
No momento, a brasileira se dedica à missão Europa Clipper, que vai estudar a Lua de Júpiter. A presença de água fez os cientistas suspeitarem da existência de vida no satélite. A missão deverá chegar a Júpiter em 2030.
O encerramento da sua participação no Programa Cientista Residente da Unicamp ocorreu no último dia 22 de novembro. Como retribuição, a Universidade concedeu à pesquisadora um certificado de agradecimento pela participação no Programa.
Ficha técnica
Produção: Patrícia Lauretti
Reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: João Ricardo – Boi
Edição: Diohny C. Andrade
Edição de capa: Paulo Cavalheri
Coordenação: Patrícia Lauretti
Apoio: Guilherme Gorgulho