Analisa

A mortandade de peixes no pantanal paulista e as ameaças sobre os biomas do Brasil

Carlos Joly, do Instituto de Biologia, analisa as ameaças aos ecossistemas brasileiros e os impactos da tragédia ambiental ocorrida no rio Piracicaba e na APA do Tanquã.

O Analisa convida o professor emérito da Unicamp Carlos Alfredo Joly, aposentado do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia e idealizador do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade, o Biota Fapesp. Joly analisa as ameaças aos biomas do Brasil e especialmente os impactos da tragédia ambiental ocorrida entre 7 e 15/07 no rio Piracicaba e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tanquã, conhecida como pantanal paulista ou mini pantanal, localizada em uma área de várzea do rio, entre as cidades de Piracicaba e São Pedro.

Toneladas de peixes, de todos os tamanhos e idades, foram mortas depois do despejo de resíduos tóxicos, cuja origem, segundo a Cetesb, está na Usina São José, em Rio das Pedras. A Usina nega a acusação e alega que o problema foi ocasionado pela má gestão do sistema de esgoto da cidade de Rio das Pedras.

Joly também coordena a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), que acaba de lançar (16/07) o “Sumário para Tomadores de Decisão (STD) do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, que aborda os desafios associados ao modelo de uso da terra predominante no país e as soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva. A intenção é influenciar gestores e lideranças das esferas pública e privada na tomada de decisões, com foco na sustentabilidade e no equilíbrio da tríade agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos” (www.bpbes.net.br).

Produção – Patrícia Lauretti e Silvio Anunciação
Apresentação – Hebe Rios