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Repórter Unicamp

Brasil pode liderar desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação em larga escala

Reportagem especial em áudio retrata o desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs, da sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels). O desafio da aviação civil mundial é reduzir os gases de efeito estufa provenientes da queima do querosene de aviação. De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, Arnaldo Cesar da Silva Walter, o setor é responsável por até 2,5% das emissões totais de gases de efeito estufa, com a tendência de rápido crescimento. Segundo o docente, a partir de 2027, as companhias de aviação, inclusive as empresas brasileiras, já terão que reduzir suas emissões em voos internacionais.
Uma das alternativas para a transição energética no setor é a substituição do querosene fóssil pelos combustíveis sustentáveis de aviação. Produzidos a partir de fontes renováveis, estes combustíveis podem reduzir a emissão de CO2 entre 70% e 90%, em comparação com o querosene de aviação.
O Brasil é um dos países que podem liderar o desenvolvimento dos SAFs em larga escala. Como contribuição, a Unicamp lançou recentemente uma plataforma aberta sobre as matérias-primas brasileiras mais promissoras para a produção destes combustíveis. A iniciativa foi desenvolvida pela FEM em parceria com o Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação da Boeing e Embraer.

Ficha técnica:
Reportagem: Silvio Anunciação
Produção: Patrícia Lauretti
Áudio: Octávio Silva
Apoio: Ronei Thezolin

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