O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp foi criado em 1986 e, desde então, realiza iniciativas de promoção de saúde e prevenção de doenças. Atualmente, são mais de 30 ações nesse sentido, focadas tanto na saúde física quanto na mental. Entre elas, estão os grupos, que apostam na motivação coletiva para incentivar o cuidado, aliado a atendimentos individuais. Esta reportagem apresenta quatro iniciativas. O “Circuito Saúde” faz uma avaliação geral da saúde da comunidade da Universidade e realiza encaminhamentos para outros serviços; o “Cuide-se” ajuda pacientes no controle de doenças crônicas não transmissíveis; o “Mexa-se” estimula a prática de atividades físicas; e o “Mulheres em Roda” promove o acolhimento e a reflexão sobre fatores de sofrimento psíquico das mulheres.
FICHA TÉCNICA
Produção: Silvio Anunciação
Reportagem: Helena Tallmann
Imagens: João Ricardo – Boi e Marcos Botelho
Edição de imagens: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri
Coordenação: Patrícia Lauretti
Atividades em grupo motivam cuidado com a saúde
Centro de Saúde da Comunidade conta com mais de 30 ações focadas tanto na saúde física quanto na mental
