Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Inovação Pesquisa

Pesquisadores testam kefir em gestantes com problemas intestinais

A bebida natural pode ser uma alternativa acessível e eficaz para doenças inflamatórias

Pesquisadores da Unicamp estão investigando os efeitos do kefir, uma bebida fermentada natural, na saúde intestinal de mulheres grávidas. O estudo busca alternativas acessíveis e eficazes para tratar doenças inflamatórias intestinais, cujo número de casos tem registrado um aumento preocupante, especialmente entre pessoas mais jovens.

A escolha do kefir como foco da pesquisa deu-se após a constatação de que o número de diagnósticos de males como a doença de Crohn cresceu quase 15% ao ano entre 2012 e 2020. Essas enfermidades, quando acometem gestantes, podem impactar o desenvolvimento do bebê, tendo possíveis vínculos com condições como o transtorno do espectro autista (TEA).

“O kefir é uma opção promissora por ser natural, de fácil preparo e já reconhecido por seus efeitos na flora intestinal, mas ainda precisamos concluir outras etapas do estudo para dizer se essa alternativa natural e acessível é de fato funcional para todos os públicos”, explicou a pesquisadora Valquíria Aparecida Matheus, responsável pelo estudo.

A equipe da Unicamp analisou diferentes versões da bebida – desde amostras caseiras até industrializadas – e verificou que todas apresentaram benefícios à microbiota intestinal.

Agora, os cientistas querem entender com mais profundidade se o kefir pode realmente ajudar a equilibrar a flora intestinal, reduzir inflamações e prevenir ou aliviar os sintomas das doenças inflamatórias crônicas.

Assista ao programa:

Ir para o topo