Em mais um episódio do Que Economia é Essa?, Francisco Luiz Lopreato, professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, aborda uma questão crucial: por que o Brasil tem uma carga tributária tão alta em comparação com países vizinhos da América do Sul?
A carga tributária representa o total de impostos que cidadãos e empresas pagam ao governo. Segundo o economista, o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado um dos serviços públicos mais importantes do mundo, responde por grande parte desse valor.
Além do SUS, os gastos com aposentadorias e despesas sociais, como universidades, também pesam no bolso do contribuinte. Ainda de acordo com o especialista, esse cenário afeta desproporcionalmente aqueles com renda mais baixa, que acabam arcando com a maior parte dos impostos.
A verdade é que é possível, sim, reduzir essa carga tributária, segundo o professor! No entanto, para isso, teríamos que abrir mão do SUS ou de outros programas sociais. Será que realmente queremos abrir mão desses serviços? Para Lopreato, a solução pode estar em exigir mais qualidade nos serviços prestados, garantindo que todos possam se beneficiar de forma justa do valor cobrado pelos impostos.