Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Marco Antonio Teixeira é homenageado com o título de professor emérito da Unicamp

O docente começou sua trajetória na Universidade em dezembro de 1968, aposentou-se em março de 2010, mas continua como pesquisador colaborador

Em um auditório cheio de colegas, estudantes e funcionários, a Unicamp realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a solenidade de entrega do título de professor emérito ao matemático Marco Antonio Teixeira, um dos pioneiros do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade e considerado um dos mais importantes cientistas da área no Brasil.

Teixeira começou sua trajetória na Unicamp em dezembro de 1968. E aposentou-se em março de 2010, mas continua até hoje a trabalhar como pesquisador colaborador. “O Imecc e a Unicamp foram uma extensão da minha vida”, disse o professor, emocionado. “Eu fui a testemunha ocular do desenvolvimento da Universidade”, acrescentou. “Aqui onde estamos agora era um lago”, lembrou, referindo-se ao prédio do instituto.

Cerimônia de entrega do título a Marco Teixeira teve um público composto por colegas, estudantes e funcionários:  mesmo aposentado docente ainda atua como pesquisador colaborador
Cerimônia de entrega do título a Marco Teixeira teve um público composto por colegas, estudantes e funcionários: mesmo aposentado docente ainda atua como pesquisador colaborador

O pesquisador falou sobre ter pouca idade ao iniciar sua carreira como docente. “Eu estava na sala dos professores e um professor me pediu para sair. ‘Aqui é um espaço reservado aos professores’, me disse”, contou Teixeira. “Um grupo de estudantes chegou a pegar uma tesoura para cortar meu cabelo, para me dar um trote, achando que eu era aluno.”

A outorga do título resultou da proposta de uma comissão formada pelos professores Nancy Lopes Garcia, Alberto Vazquez Saa e Plamen Emilov Kochloukov. Em seu legado científico, diz o relatório da comissão, Teixeira fez contribuições importantes na teoria de bifurcações para sistemas descontínuos. Esses resultados associados à classificação de contatos entre campos de vetores (em pontos de descontinuidade) são celebrados mundialmente, atesta o documento.

Segundo o relatório, o pesquisador, ainda, coordenou uma longa lista de projetos de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e de convênios internacionais envolvendo universidades brasileiras. E criou sólidos programas de cooperação internacional, em especial com a França, a Holanda, o Reino Unido, a Espanha, a Bélgica, a China, os Estados Unidos e Israel. Seu currículo apresenta diversos artigos escritos em parceria com reconhecidos pesquisadores desses países. Colegas como Jaume Llibre (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha) e Jeroen Lamb e Freddy Dumortier (Imperial College, do Reino Unico) participaram da cerimônia de entrega do título.

“Muito do que a matemática brasileira é, hoje, se deve à atuação do Marco Antonio Teixeira”, disse o colega Djairo Guedes de Figueiredo, que participou da cerimônia na condição de padrinho do homenageado.

Nesta mesma semana da entrega do título, o Imecc promoveu o 13º Workshop on Dynamical Systems e aproveitou o evento para celebrar os 80 anos de Teixeira. “Um professor emérito é o retrato da nossa unidade. É o modelo de como a unidade quer ser e como quer ser vista”, disse o diretor do instituto, professor Ricardo Miranda.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Teixeira ocupou o cargo de coordenador de projetos internacionais junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de projetos temáticos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, “é um orgulho” para a Universidade ter um cientista dessa envergadura. “Uma solenidade como esta  me deixa muito feliz, porque homenageia pessoas que tiveram muita importância na história da construção da Universidade”, disse o reitor. “Muito obrigado pela sua trajetória profissional, pelo papel que o senhor desempenhou no Imecc e pela sua influência na história da matemática no Brasil”, finalizou o reitor.

Ir para o topo