Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Direto na Fonte

Normalização de atos golpistas é principal lição de atentado a bomba contra STF

A normalização dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 é a principal lição deixada, até o momento, pelo atentado terrorista a bomba contra o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a análise do professor Sávio Machado Cavalcante, docente do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

O autor do atentado, Francisco Wanderley Luiz, era filiado ao Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após ter atirado artefatos em direção ao prédio do STF, o homem detonou um explosivo contra si próprio e morreu no local.

“Esse evento mostrou novamente o quanto existe, no movimento da extrema direita bolsonarista, de uma propensão a posturas e comportamentos cada vez mais avessos ao regime democrático. Há também uma radicalização que visa confrontar diretamente as instituições do Estado que ainda preservam esse regime democrático. Não há de se espantar que isso ocorra, na medida em que há um processo de normalização dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023”, afirma Cavalcante.

Ficha técnica
Produção e reportagem: Silvio Anunciação
Edição de texto: Patrícia Lauretti
Edição de imagens: Diohny C. Andrade
Edição de capa: Alex Calixto
Apoio: Ronei Thezolin e Valério Paiva

Ir para o topo