Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Analisa

A financeirização da educação como política de estado

Para a docente Carolina Catini, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, lógica do lucro privado avança sobre a administração pública, especialmente na educação.

A chamada “maratona de leilões”, realizada pelo governo paulista, concluiu mais uma etapa em novembro, transferindo para a iniciativa privada a construção e manutenção de 33 escolas públicas. O programa de Parceria Público-Privada (PPP) prevê a extensão desta iniciativa para outros setores do campo social, como a Fundação Casa, por exemplo. Em paralelo, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propõe a redução do investimento público em educação de 30% para 25%. Para a convidada do programa Analisa, a professora da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Carolina Catini, essas ações demonstram o avanço da lógica do lucro privado sobre a administração pública, especialmente na educação, sob a chancela do estado e em detrimento do direito de participação cidadã e coletiva na elaboração de políticas públicas. Acompanhe.

Disponível também no Eduplay e nas principais plataformas de Podcast.

Ficha técnica
Produção e coordenação – Patrícia Lauretti
Apresentação – Hebe Rios
Imagens – Marcos Botelho Junior e João Ricardo – Boi
Edição – Kleber Casabllanca
Edição de capa – Alex Calixto

Ir para o topo