Estruturas algébricas são tema de livro

O professor Parham Salehyan, autor do livro: reunindo todas as ementas das disciplinas de álgebra em nível de graduação

Obra, que reúne exercícios com diferentes graus de complexidade, ficou entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Escrito pelo professor Parham Salehyan e publicado pela Editora da Unicamp, o livro Estruturas Algébricas trata de assuntos basilares da álgebra, trazendo definições, exemplos e exercícios com diferentes níveis de dificuldade. Por meio da obra, o autor pretende disponibilizar reflexões inéditas a respeito de equações e teoremas não apenas para estudantes de graduação, mas também para aqueles que possuem um conhecimento mais aprofundado sobre a área.

Salehyan é bacharel em matemática pura pela Sharif University of Technology (Irã), doutor em matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pós-doutor pelo Politecnico di Torino (Itália), além de fazer parte do corpo docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao escrever o livro, o docente diz haver tentado preencher a atual lacuna de obras de matemática em língua portuguesa – especialmente sobre álgebra.

Na entrevista abaixo, o autor explica as motivações por trás da escrita e fala sobre a novidade que a publicação representa para os cursos de graduação.

Jornal da Unicamp – Quais foram as motivações para escrever esse livro?

Parham Salehyan – Desde que comecei a ministrar disciplinas de álgebra no curso de graduação, senti falta de livros em português que abordassem todas as ementas. Existem algumas referências, embora poucas, mas nenhuma delas cobre todas as ementas das disciplinas de forma completa. Alguns livros também não são muito adequados para uma primeira leitura. Além disso, certos tópicos não são abordados de maneira completa. Existem muitos livros excelentes em inglês, mas sabemos bem a dificuldade que alguns alunos têm para consultá-los, especialmente se não estiverem disponíveis nas bibliotecas das universidades. Tudo isso me levou a escrever um livro que atendesse às necessidades dos alunos de graduação em matemática, tanto na licenciatura como no bacharelado, nas disciplinas de álgebra.

JU – Quais foram os critérios para a seleção dos tópicos que o compõem?

Parham Salehyan – Os tópicos foram selecionados com base nas disciplinas de graduação no Brasil, que geralmente são chamadas de Estruturas Algébricas, Álgebra I e Álgebra II, exceto a parte da teoria de Galois. O único tópico que geralmente não faz parte dessas disciplinas é a teoria de módulos. No entanto é cada vez mais comum os alunos de graduação buscarem noções básicas sobre essa teoria devido ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica.

JU – A elaboração dos exercícios é resultante de experiências em sala de aula?

Parham Salehyan – Procurei elaborar e selecionar exercícios com diferentes graus de dificuldade. Alguns são demonstrações de resultados, enquanto outros são utilizados para aplicar os resultados apresentados no texto. A maioria veio de exercícios tratados em sala de aula nas ocasiões que ministrei as disciplinas.

JU – Quais foram os principais desafios?

Parham Salehyan – O maior desafio foi seguir uma sequência natural na apresentação dos resultados, para que o leitor pudesse compreender a razão de ser de cada um. Meu objetivo era que, ao ler o texto, o leitor se sentisse assistindo às aulas sobre os tópicos.

JU – Na sua opinião, qual é o principal diferencial dessa obra, quando comparada a outros livros da área?

Parham Salehyan – Acredito ter conseguido reunir todas as ementas das disciplinas de álgebra em nível de graduação, tornando o livro uma referência completa para essas disciplinas. Além disso, incluí pequenas notas históricas para que o leitor possa acompanhar um pouco da história da matemática e conhecer a origem dos resultados.

Livro

Título: Estruturas Algébricas