Figura do mapa com limites do HIDS Unicamp

O Conselho Universitário (Consu) aprovou nesta terça-feira, 24, o Plano de Ocupação para o HIDS Unicamp. Foram 57 votos a favor, quatro votos contrários e duas abstenções. O objetivo do Plano é orientar a ocupação da área conhecida como Fazenda Argentina a partir de um conceito inovador de urbanismo, que inclui um adensamento das edificações, deixando uma maior quantidade de áreas livres e reduzindo o impacto sobre os recursos naturais.

O plano de ocupação já havia sido aprovado na última reunião da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei). “A aprovação deste Plano no Conselho Universitário é um marco no processo de implantação do HIDS, um divisor de águas entre o momento da concepção, da mobilização da comunidade, dos estudos realizados e da elaboração da proposta propriamente dita”, pontuou Roberto Donato, que coordena a equipe de implantação do HIDS Unicamp.

“Agora podemos pensar em um projeto de infraestrutura sustentável, segundo as diretrizes estabelecidas no Plano, em um modelo de parceria viável e factível tanto do ponto de vista da atração de parceiros, quanto do ponto de vista legal, e buscar possibilidades de financiamento para esta infraestrutura e as primeiras edificações no HIDS Unicamp”, disse.

Plano orienta a ocupação da área conhecida como Fazenda Argentina; proposta é deixar uma maior quantidade de áreas livres e reduzir o impacto sobre os recursos naturais

O HIDS Unicamp é parte da área que pertence à Universidade localizada no território do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), projeto do qual a Unicamp faz parte e que tem como objetivo implantar um distrito de inovação inteligente dedicado à geração de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável. Com uma área de 11,3 milhões de metros quadrados, o Hub engloba o Polo 2 de Alta Tecnologia (Ciatec 2), o campus Zeferino Vaz da Unicamp e o campus 1 da PUC-Campinas.

Reitoria apresenta para comunidade plano de ocupação da Fazenda Argentina

Em reunião do Consu, apresentação de relatórios detalham plano de ocupação do HIDS

Ocupação da Fazenda Argentina deve orientar futuro da Unicamp