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Vida em Pesquisa

Pesquisa investiga como ambiente digital transforma conteúdos em entretenimento

No ambiente digital, os conteúdos podem se transformar, substancialmente, em entretenimento por meio das relações estabelecidas nas plataformas digitais. A hipótese foi confirmada pelo pesquisador Pedro Vinícius Neres Chagas da Silva em sua dissertação de mestrado defendida junto ao Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.

O autor investigou a digitalização das práticas de lazer e de entretenimento. A metodologia adotada combinou estudo de caso e etnografia digital. A pesquisa foi orientada pelo professor Marko Synesio Alves Monteiro, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG.

“Analisei o conteúdo criado por Gabriel ‘Kami’ Bohn, um influenciador digital e ex-jogador profissional da paiN Gaming, uma das maiores equipes brasileiras de League of Legends, um jogo eletrônico muito popular mundialmente. O conteúdo e as interações geradas por ‘Kami’ servem como ponto de partida para expandir nossa hipótese de pesquisa”, explicou Pedro Neres.

As interações entre o influenciador digital e seus espectadores foram analisadas em diferentes transmissões ao vivo realizadas no período de 2022 a 2023. De acordo com o pesquisador, as lives do gamer são um exemplo de como o ambiente digital é capaz de transformar em entretenimento diferentes tipos de conteúdos. Para Neres, o fenômeno da digitalização do entretenimento está cada vez mais presente na sociedade, afetando as relações humanas e moldando novas práticas culturais.

“Este influenciador, a partir da construção de uma identidade autêntica, começa, por exemplo, a afetar a opinião pública e a induzir o poder de compra de seus espectadores. E seus espectadores passam a acompanhá-lo por diferentes motivos. Nesse sentido, não é apenas o conteúdo do influenciador que se torna um produto. O próprio influenciador se torna uma marca por si só, uma vez que a vida dele também passa a ser um objeto de desejo para quem está consumindo”, revela.

Além da mercantilização do eu, o ambiente digital é marcado pela convergência de mídias e pela emergência de uma cultura participativa, complementa Neres. “Dentro do ambiente digital e das construções possibilitadas, principalmente, pelas novas mídias e pelas redes sociais, os usuários têm o poder de réplica. E também temos que o ambiente digital está cada vez mais influenciando as relações que aconteciam analogicamente.”

Ficha técnica
Produção: Patrícia Lauretti
Reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: Marcos Botelho Jr.
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri

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