Claudia Sagastizábal e José Mario Martinez, professores do Imecc (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) da Unicamp, entraram para a lista de “fellows” da SIAM (sigla em inglês para Sociedade de Matemática Industrial e Aplicada). Em nota publicada no site oficial da entidade, a SIAM diz que os membros foram nomeados “em reconhecimento à sua excelente pesquisa e serviço prestado à comunidade”.
Instituída formalmente em 1952 nos Estados Unidos, a SIAM é uma organização sem fins lucrativos que tem três propósitos principais: promover a aplicação da matemática à indústria e à ciência; promover a pesquisa básica em matemática que leve a novos métodos e técnicas para a indústria e ciência; e fornecer meios para a troca de informações e ideias entre matemáticos e outro pessoal técnico/científico.
De acordo com a publicação, por meio de suas diversas contribuições, os nomeados formam um grupo de indivíduos “que ajudam a avançar nos campos da matemática aplicada, ciência da computação e ciência de dados”.
De acordo com a SIAM, o professor José Mario Martinez está sendo reconhecido por contribuições à teoria, prática e aplicações da otimização contínua. Martinez – que nasceu na Espanha, cresceu na Argentina e mora no Brasil desde a segunda metade da década de 1970 – é professor na Unicamp há mais de 40 anos. Disse que havia sido alertado por um colega que estaria entre os indicados, mas confessa que ficou surpreso. Para o professor, uma indicação deste tipo é uma legitimação importante. “O que isso representa para a carreira? Bem, não deixa de ser um reconhecimento, o que sempre é bom para a saúde, né?”, disse.
Claudia Sagastizábal está sendo reconhecida pela Associação, “por contribuições à otimização não suave e aplicações à engenharia e métodos numéricos para otimização”. A docente lembra que o SIAM promove o desenvolvimento de metodologias matemáticas e computacionais aplicadas à ciência e à tecnologia. “A nomeação como “SIAM Fellow” representa o reconhecimento de ter uma carreira distinguida em investigação relacionada com as áreas de atuação da Sociedade. No meu caso, refere-se à otimização matemática, com ênfase em aplicações industriais”, explica a professora.
“Sou muito grata ao Imecc por me acolher como pesquisadora colaboradora desde 2017”, acrescentou ela, que diz sentir-se honrada pela nomeação por dois motivos principais. “Trata-se de um prêmio atribuído por pares de todo o mundo e, depois, pelo fato de a nomeação reconhecer o impacto da pesquisa multidisciplinar, ponto que nem sempre é bem compreendido na academia”, argumentou ela.
A lista dos indicados neste ano tem 26 nomes. São professores e pesquisadores de instituições de ensino de várias partes do mundo, como Art B. Owen, da Universidade de Stanford; Carola-Bibiane Schönlieb, da Universidade de Cambridge; e Jie Chen, da City University of Hong Kong.
Atualmente, a organização hospeda aproximadamente 15 conferências em matemática aplicada e computacional a cada ano, publicando 18 periódicos de pesquisa revisados por pares que recebem mais de 6 mil submissões anuais. Além disso, patrocina vários grupos de atividades, capítulos estudantis, programas e iniciativas de financiamento que beneficiam a comunidade internacional.
Veja a lista completa dos contemplados em:
https://sinews.siam.org/Details-Page/announcing-the-2024-class-of-siam-fellows