Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Olimpíada de Matemática da Unicamp realiza fase final com estudantes de 22 estados

Fase final e cerimônia de premiação ocorrem nos dia 31 de agosto e 1º de setembro, em Campinas

Participantes da última olimpíada comemoram a conquista de medalhas; neste ano, a OMU registrou 2,8 mil equipes inscritas
Participantes da última olimpíada comemoram a conquista de medalhas; neste ano, a OMU registrou 2,8 mil equipes inscritas

Um total de 225 equipes formadas por estudantes de escolas públicas e particulares de 22 estados participam, nos dias 31/8 e 1/9, da fase final da 40ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade. 

Neste ano, a OMU registrou 2,8 mil equipes inscritas. A aplicação da prova presencial será realizada na Unicamp, em Campinas-SP, no dia 31/8. No dia seguinte, 1/9, será realizada a cerimônia de premiação com entrega de medalhas de ouro, prata e bronze.

São Paulo é o estado com o maior número de equipes finalistas: 68 no total. Na sequência estão o Ceará, com 44 grupos, Pernambuco e Minas Gerais, com 28 equipes cada. O Piauí teve nove equipes convocadas, seguido pelo Distrito Federal, com sete, e pelo Espírito Santo, com seis. Com quatro equipes  cada um, estão: Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Maranhão e Pará possuem três grupos cada, enquanto Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Santa Catarina têm duas equipes cada. Com uma equipe cada, estão: Alagoas, Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia. 

Participam da OMU estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. Os grupos passaram por duas fases online nos meses de abril e maio. 

A OMU possui uma proposta original, que difere de outras competições de matemática. A participação ocorre em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e da argumentação, de maneira comparativa. São aplicadas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). 

As provas são dissertativas e também é avaliada a qualidade do texto e da argumentação
As provas são dissertativas e também é avaliada a qualidade do texto e da argumentação

Para Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, a proposta é que os participantes respondam às perguntas de forma argumentativa, justifiquem os passos adotados e exponham o seu raciocínio. 

“A prova da OMU permite que os estudantes resolvam e também formulem problemas, algo fundamental para um matemático. Por isso, cada fase, com uma semana de duração, permite que os integrantes dos grupos discutam os problemas, pesquisem e ajudem-se na busca por referências bibliográficas”, afirma.

Durante a fase final, no sábado às 14h, também será realizado um mini simpósio “Relatos e Experiências sobre Olimpíadas Escolares”, em que os professores poderão discutir e compartilhar suas vivências na OMU e outras olimpíadas. Às 14h, os estudantes inscritos poderão participar de uma gincana onde receberão desafios matemáticos e poderão conhecer o campus da Unicamp por meio de um caça ao tesouro. 

Vagas na graduação da Unicamp

Desde 2023, a OMU faz parte do edital de Vagas Olímpicas, e os estudantes têm a chance de ingressar na Unicamp sem fazer o Vestibular. O edital prevê ingresso pela OMU nos seguintes cursos: engenharia física, física médica, física, matemática, matemática aplicada e computacional, matemática (licenciatura), física (licenciatura), engenharia de transportes, estudos literários e farmácia.

Para participar do processo seletivo de Vagas Olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual – ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (ouro, prata ou bronze) na prova individual. 

Ir para o topo