O Prêmio Nobel de Economia de 2025 acaba de ser dedicado a três economistas – Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt – que explicaram como o crescimento econômico é impulsionado pela inovação. Neste episódio do programa Analisa, o professor Sérgio Queiróz, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, explicou a importância das pesquisas relacionadas ao prêmio. Um dos conceitos é o da destruição criativa, popularizado pelo economista Joseph Schumpeter no início do século XX. A ideia descreve o processo pelo qual novas inovações substituem tecnologias, produtos ou empresas antigas, provocando transformações estruturais na economia. Queiroz discutiu também o modelo brasileiro de inovação, no qual as instituições públicas, como universidades e centros de pesquisa, concentram os maiores aportes financeiros, enquanto que as empresas privadas ainda pouco investem. De acordo com o docente, o setor privado brasileiro precisa compreender que a realidade é de competição global e, para se destacar, deve criar um ambiente mais competitivo, deixando de focar apenas no mercado interno e investindo mais em pesquisa e desenvolvimento.
Ficha técnica
Produção: Fábio Gallacci
Apresentação: Silvio Anunciação
Imagens: Bruno Piato
Direção de imagens: João Ricardo – Boi
Edição de imagens: Dionny Andrade
Foto: Alex Calixto
Coordenação: Patrícia Lauretti
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