Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Direto na Fonte

Por que os vírus emergentes, como o Mpox e Nipah, se tornaram um desafio de saúde global?

Os vírus emergentes têm se tornado um desafio de saúde pública global nos últimos anos. O professor José Luiz Módena, que coordena o Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, explica que as doenças causadas por vírus emergentes são aquelas, até então, desconhecidas.

“A população que está exposta a esses vírus não tem um histórico de infecção e uma imunidade pré-formada. Portanto, o aparecimento desses vírus pode ter um impacto grande de mortalidade e complicações clínicas”, explica o docente.

Ainda de acordo com Módena, o potencial de emergência para esses vírus é imenso. “A diversidade de vírus no planeta é muito grande. E quais são aqueles vírus que têm grande potencial de infectar humanos? Vírus que estão circulando em animais mais semelhantes aos seres humanos, geralmente, animais de sangue quente”, revela.

Há também o conceito de vírus reemergentes, aqueles conhecidos e controlados no passado, mas que, de modo preocupante, retornaram. Exemplos de doenças causadas por vírus emergentes e reemergentes são a covid-19, a febre do oropouche, o mpox e a zika vírus.

Ficha técnica
Produção e reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: João Ricardo – Boi
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri
Apoio: Ronei Thezolin
Coordenação: Patrícia Lauretti

Ir para o topo