A pandemia de covid-19 acelerou o processo de inserção das tecnologias nos ambientes educacionais. Estima-se que 50% dos cursos da Unicamp são mediados por ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, a participação de docentes nos cursos de formação ainda é tímida. A análise é dos professores Matheus Souza, coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), e Arnaldo Pinto Júnior, coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)². Os docentes abordaram os avanços e desafios da incorporação das tecnologias educacionais às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unicamp. De acordo com eles, um dos desafios é estimular a utilização de tecnologias como parte integrante dos processos pedagógicos e não apenas como disponibilização de conteúdo. Outra discussão relevante no ambiente educacional é a utilização da inteligência artificial.
Entrevista: Silvio Anunciação
Gravação e edição de áudio: Octávio Silva
Produção: Patrícia Lauretti
Apoio: Juliana Franco