Livro “Borboletas do Brasil – Aquarelas” será lançado no IB

O lançamento do livro “Borboletas do Brasil – Aquarelas” acontece, no dia 29 de maio, às 14h, na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB).
A obra reúne uma série de aquarelas de lepidópteros brasileiros pintadas pelo artista suíço Paul-André Robert e conta com um capítulo de autoria do professor André Victor Lucci Freitas, do Departamento de Biologia Animal do IB.
Além dos autores e colaboradores do livro Blaise Mulhauser, Almir Cândido e André Freitas, o evento contou com a presença dos professores Antônio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp; Hernandes Carvalho, diretor do Instituto de Biologia (IB), e de Pierre Hagmann, cônsul geral da Embaixada Suíça no Brasil.
A publicação é uma homenagem de Béatrice Reichen-Robert, organizadora do livro, a seu avô, Paul-André Robert, que retratou algumas espécies de borboletas brasileiras em visita ao Brasil.
A obra é composta por pinturas em aquarelas de borboletas. O professor André Freitas, do IB, é o responsável por toda a parte científica do texto. Ele identificou as espécies de borboletas retratadas bem como suas regiões, costumes, etc.
Paul-André Robert foi um ilustrador e naturalista suíço. Filho de Léo-Paul Robert (1851-1923), também pintor naturalista, ilustrou diversas obras sobre pássaros, cogumelos e insetos. Seu trabalho principal era dedicado às libélulas.
A família Reichen-Robert é bastante tradicional na Suíça, com várias gerações de artistas plásticos.
O lançamento é aberto ao público.

Para outras informações, envie mensagem para o e-mail extensib@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri
>> Saiba mais sobre Béatrice Reichen-Robert em matéria publicada no site SWI swissinfo