Cientista residente do Programa “Cesar Lattes” ministra a oficina online “Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar”

A cientista brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), oferecerá, durante a sua temporada na Unicamp, a oficina “Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar”, nos dias 30 de agosto e 20 de setembro de 2024 , das 14h às 16h, pela plataforma de chamadas de vídeo Google Meet.
O evento é aberto a todos e destinado não apenas a especialistas e pesquisadores da área, mas também a um público mais amplo interessado em ciência, astronomia e exploração espacial.
Vice-diretora da Diretoria de Ciências Planetárias do JPL, um dos principais centros de pesquisas da agência espacial estadunidense, Lopes vai abordar temas relacionados às suas pesquisas em geologia planetária, vulcanologia e astrobiologia.
Os planetas e luas do Sistema Solar são mundos incrivelmente diversos, com histórias antigas e dramáticas. Gravada em suas superfícies está uma história fascinante – de fogo e gelo, de ordem e de mudanças repentinas, de grandes cataclismos e mudanças lentas.
Vulcões são comuns em todo o Sistema Solar e erupções vulcânicas estão entre os espetáculos mais impressionantes da natureza.
À medida que exploramos vulcões na Terra e em outros mundos, encontramos uma grande variedade de paisagens – até mesmo vulcões de gelo.
No evento, será discutida a diversidade de vulcões na Terra e, em seguida, viajar através do Sistema Solar, discutindo o que missões espaciais como Messenger, Magalhães, as muitas missões a Marte, as missões Galileu, Juno e Cassini revelaram sobre os vulcões no Sistema Solar. Esses vão desde as planícies de lava de Mercúrio até o provável vulcanismo ainda ativo em Vênus e grandes edifícios vulcânicos em Marte, até os poderosos vulcões na lua de Júpiter Io e os enigmáticos criovulcões em Encélado e outras luas geladas do sistema solar externo.
>> Confira a programação completa
(Texto publicado originalmente no site do IdEA)