Docente do IQ lança livro durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

O livro “Não há mundo seguro sem ciência: a luta de um cientista contra as pseudociências” (Editora Paraquedas), de autoria do professor Luiz Carlos Dias, docente do Instituto de Química (IQ), será lançado no dia 23 de maio durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Águas de Lindóia, SP, às 17h.
Esse livro é um registro histórico da pandemia de covid-19 e de seus desdobramentos, mostrando como essa grave crise sanitária e humanitária foi afetada pela triste fase da política contemporânea brasileira e salientando o papel decisivo da ciência. Essa crise nos mostrou o que há de melhor e de pior na ciência, na universidade brasileira, na política, no jornalismo e na medicina.
Assim, o livro trata da experiência do autor durante a pandemia, no combate ao negacionismo científico e ao obscurantismo, nas suas próprias redes sociais e onde mais ele foi convidado para falar sobre esse triste cenário. É também um reconhecimento a todas e todos os cientistas, pesquisadores e profissionais da área da saúde que atuaram na linha de frente de combate ao vírus, a quem lutou em defesa da vida, aos bons jornalistas, a todos e todas que lutaram contra o negacionismo, o charlatanismo e o obscurantismo que tomou conta do país. É uma reverência a todos e todas que defenderam nossas universidades e institutos de pesquisas públicos, a ciência, as vacinas, a vida e os bens maiores desse país: nossa população, nossa liberdade e nossa democracia.
O texto de orelha do livro foi escrito pela Dra. Margareth Pretti Dalcolmo (médica, pesquisadora da Fiocruz e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina). O livro conta com prefácios escritos pelo Dr. Gonzalo Vecina (médico, professor assistente da FSP/USP e da EAESP/FGV e fundador da Anvisa), Gustavo Mendes Lima Santos (Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos da Fundação Butantan e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa) e pela Dra. Luana Araujo (infectologista, epidemiologista e comunicadora em saúde).
Os posfácios foram escritos pelo professor Peter Schulz (físico e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA da Unicamp, em Limeira), pela professora Soraya S. Smaili (professora titular da Escola Paulista de Medicina – Unifesp; Reitora da Universidade Federal de São Paulo entre 2013-2021 e Coordenadora do Centro de Estudos SoU_CIÊNCIA) e pela Dra. Rosana Richtmann (médica infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e Diretora do Comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia).

MAIS LANÇAMENTOS
Um segundo evento de lançamento será realizado na sede da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), no dia 20 de junho, às 17h30, com a presença de Gustavo Mendes Lima Santos, que assina um dos prefácios.
Um terceiro evento de lançamento ocorrerá em Uberlândia, no dia 10 de julho, com a presença do Dr. Gonzalo Vecina, que também assina um dos prefácios do livro.
Outros eventos de lançamento em Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades estão sendo organizados.
O livro está em pré-venda no link:
Para outras informações, acesse o site https://www.luizcarlosdias.com.br/
(Da Redação)