Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Fase final da Maratona Feminina de Programação da Unicamp será realizada no Instituto de Computação

sexta 14 jun
09:00
    Fase final da Maratona Feminina de Programação da Unicamp será realizada no Instituto de Computação

    A fase final da Maratona Feminina de Programação (MFP), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, acontece, na  modalidade presencial, nos dias 14 e 15 de junho, no IC da Unicamp. No dia 14, o evento será iniciado, às 14h, com a abertura oficial do evento, visitas aos estandes e palestras. No dia 15, a prova será aplicada, às 13h10.

    Larissa Gomes, diretora da MFP
    Larissa: “criar uma comunidade forte e acolhedora de mulheres na computação”

    “A Maratona Feminina de Programação surgiu quando percebemos que éramos as únicas mulheres da nossa faculdade a participar de competições de programação. Então, compreendemos que tínhamos nas nossas mãos o potencial de impactar mais do que somente a Unicamp, mas sim universidades de todo o país que enfrentavam uma situação parecida com a nossa. No ano passado, contamos com 280 inscrições de estudantes de todas as regiões do Brasil e, neste  ano, já somamos mais de 450 inscrições, sendo parte delas de estudantes do ensino médio e de outros países da América Latina. Hoje em dia, o objetivo da maratona não é somente promover a participação feminina na programação esportiva, mas também criar uma comunidade forte e acolhedora de mulheres na computação”, contou Larissa Gomes de Stefano Escaliante, diretora da MFP.

    Juliana, responsável pela área de comunicação da MFP
    Juliana: “mudar o cenário da computação através da maratona”

    “Quando ingressei no curso de ciência da computação e passei a experimentar uma graduação frequentada majoritariamente por homens, eu encontrei uma barreira que poderia colaborar ativamente para quebrar. No ano de 2023, foi criada a maratona feminina de programação e, como maratonista de programação esportiva permeada por figuras masculinas em dias de competição, empenhei-me ao máximo em trazer mulheres da minha faculdade para a área de programação esportiva. Felizmente, neste ano, a organização da Maratona Feminina passou a receber, de coração aberto, mulheres de todo o Brasil em sua equipe de organização, e hoje sou coordenadora de comunicação das redes sociais da MFP, podendo, assim, lembrar mulheres e pessoas não binárias, tanto do Brasil quanto do restante da América Latina, de quão capazes somos de mudar o cenário da computação através da maratona de programação”, disse a coordenadora de comunicação da maratona, Juliana Zambon.

    Na Unicamp, a responsabilidade pela Maratona é dividida entre as diretoras Jasmine Battestin Nunes e Larissa Gomes de Stefano Escaliante; Ana Lívia de Magalhães Garbin, na coordenação do site; Bárbara Braga Gualberto Corre, na coordenação de patrocínio; Cecília Beatriz Melo Galvão, na coordenação do curso de programação; Johana Jimena Pizarro Laquise, na coordenação de tradução; Juliana Zambon, na coordenação de comunicação; Letícia Lopes Mendes da Silva, na coordenação financeira; Letícia Silva Brito, na coordenação de infraestrutura; Letícia Batista Rocha, na coordenação de elaboração de prova.

    As equipes são reforçadas pelas seguintes assessoras:

    Comunicação: Ana Carolina Ramalho da Silva, Ana Luiza Paro Costa, Johana Jimena Pizarro Laquise, Luiza Rodrigues Cardoso, Marlene Vasconcelos Moraes de Oliveira.

    Patrocínio: Bruna Silva de Lacerda, Thainara de Assis Goulart.

    Financeiro: Juliana Mitie Hosne Nakata.

    Infraestrutura: Alice Barreto de Meneses, Bruna Daher de Albuquerque, Mariana Conde Fidelis, Maria Cecilia Torres Vianna, Maria Helena Siqueira dos Santos, Sofia Valverde Villas Bôas.

    Curso de Programação: Alexia Bettoni do Nascimento, Lauane Mateus Oliveira de Moraes, Luize Cunha Duarte, Tallyta Duarte.

    Site: Gabriela Martins Jacob, Izabella Julia dos Santos, Laryssa de Oliveira Ferreira.

    Tradução: Angie Alejandra Calderon Fajardo, Camila Sotomayor Santillan, Fiorella Zenaida Fernández Herrera, Luana Loureiro Cruz.

    Cada coordenadora, juntamente com suas respectivas assessoras, trabalha dedicadamente para assegurar o sucesso e a eficiência e sua área, contribuindo para o contínuo crescimento e impacto da Maratona.

    Foto com as participantes da Maratona Feminina de 2003
    Mulheres que participaram da primeira edição da Maratona Feminina de Programação em 2023

    Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mfp.sbc@gmail.com e siga o perfil @mfp.sbc no Instagram.
    (Hélio Costa Júnior)

    Ir para o topo