Conteúdo principal Menu principal Rodapé
sábado 19 jul
08:00
    2º Simpósio Julho Verde reúne especialistas e estudantes para debater avanços no combate ao câncer de cabeça e pescoço
    2º Simpósio Julho Verde reúne especialistas e estudantes para debater avanços no combate ao câncer de cabeça e pescoço

    O 2º Simpósio Julho Verde – Câncer de Cabeça e Pescoço, evento científico que integra a campanha mundial de conscientização sobre esse tipo de câncer, acontece, no dia 19 de julho, no Anfiteatro do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU).

    O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por meio de seu Programa de Pós-graduação em Oncologia, em parceria com o Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) e o Centro de Inovação Teranóstica em Câncer (CancerThera) – um centro de pesquisa, inovação e difusão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),

    De acordo com a oncologista Lígia Traldi Macedo, uma das coordenadoras do evento, o objetivo da segunda edição é aprofundar o diálogo multidisciplinar e atualizar a comunidade científica sobre as mais recentes abordagens clínicas e terapêuticas.

    “Em relação à edição anterior, o evento traz novidades importantes, como a inclusão de temas emergentes – entre eles o uso de terapias teranósticas, novas tecnologias de radioterapia, estratégias de descalonamento em tumores HPV-induzidos e protocolos de preservação de laringe. Além disso, a programação foi expandida para contemplar mais discussões de casos clínicos e promover maior interação com o público”, destaca Macedo, que é também professora da FCM Unicamp e pesquisadora associada ao Cepid CancerThera.

    A coordenação do evento é também de responsabilidade de Carlos Takahiro Chone e de Carmen Silvia Passos Lima, ambos professores da FCM e pesquisadores vinculados ao Cepid CancerThera.

    Diálogo, formação e solidariedade

    programação, que vai das 8h às 18h, inclui sessões temáticas com especialistas das áreas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia, Oncologia Clínica, Endocrinologia, Medicina Nuclear, Radioterapia, Psiquiatria, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Também estão previstas apresentações de casos clínicos reais com participação de debatedores e moderação conjunta entre profissionais experientes e estudantes.

    Além da atualização científica, o simpósio reafirma seu compromisso com a formação acadêmica e a responsabilidade social. “O simpósio é promovido em parceria com as Ligas Acadêmicas de Genética e Otorrinolaringologia da FCM/Unicamp, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e assistência desde a formação inicial”, afirma Macedo. Estudantes e residentes participam ativamente da organização e da condução de atividades científicas, promovendo um ambiente colaborativo entre gerações.

    Este ano, o evento também se une à campanha solidária Corrente do Bem FCM, promovida pela Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM (ARPV/FCM), com o convite para que os participantes levem 1 kg de alimento não perecível no dia do simpósio. Os itens arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade da região de Campinas (SP), reforçando a missão de cuidado para além dos muros da universidade.

    Sobre a campanha Julho Verde

    O Julho Verde é uma campanha que envolve 55 sociedades médicas de cirurgia de cabeça e pescoço de 51 países, várias agências governamentais e a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Em 2014, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) participou do 5º Congresso da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, no qual houve a escolha do dia 27 de julho como data de conscientização sobre os tumores desse tipo. Desde então, a SBCCP instituiu o Julho Verde no Brasil contando com o apoio de entidades afins, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da UICC e do governo brasileiro, que passou a adotar a data no calendário oficial do Ministério da Saúde. O mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei n. 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

    SERVIÇO

    2º Simpósio Julho Verde – Câncer de Cabeça e Pescoço
    Data: 19/07/2025 (sábado), das 8h às 18h
    Local: Anfiteatro do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Unicamp
    Endereço: Av. Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, 150, Barão Geraldo, Campinas (SP).

    Para outras informações, escreva para o e-mail imprensa@cancerthera.org.br.
    (Da Redação)

    Ir para o topo